Apologética Adventista

O Deus Triuno vs O Deus monoteista

Eduardo Marinho | 03:56:00 | 2 comentários



O Deus Triuno vs O Deus monoteista

O Deus monoteista;
Em êxodo cap 20 logo vemos que não devemos ter outros deuses diante de Deus,em outros capitulos da bíblia encontramos referências que Deus não é homem(num:23) e em Isaias que Deus não compartilha sua glória com ninguém.(Is:43,44 e 45)E as passagens que encontramos em deut6:4 que Deus afirma que é um só.
Por várias partes do antigo testamento as passagens que encontramos não mostra realmente o nome trindade.
Como podemos responder sobre patriarcas e profetas que receberam  a salvação sem conhecer sobre a trindade?Como convecer que a doutrina da trindade não é uma invenção católica? e como aplicar a doutrina em nossas vidas?

O Deus triúno
Para enterdermos a trindade precisamos reconhecer quatro princípios básicos sobre a doutrina que está revelada no novo testamento,que foi tão inspirado quanto o antigo.
1-Jesus é Deus
2-O espirito Santo é Deus
3-O pai é Deus
4-E que só existe um Deus.
A revelação que Deus nos deu foi gradativamente sendo revelada,na morte expiatória de Cristo,foi o tempo preciso para que o mundo contemplassem a justiça de Deus.
Podemos observar que Jesus escolheu e andou com discíspulos judeus monoteístas,aplicou seus ensinamentos aos judeus que foram os primeiros a receberem a reveleção de Deus e logo depois ela foi dada aos gentios.
Para melhor compreensão vamos ver o seguinte texto que está em Jd 1: 20,21.
20 Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,

21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
Podemos encontrar na bíblia 3 pontos distintos que são os seguintes:
1-Evidência da unidade de Deus que é um
2-Evidência que há 3 pessoas que são Deus.
3-sugestões textuais sutis da divina unidade de três.
Fazendo uma analise do Shema que é as primeiras palavras que um Judeu aprende podemos comparar  com Gênesis 2;24 e entender melhor o que unicidade,mais antes vou explicar  a palavra Shema,que quer dizer Ouve ,e encontra-se em Deut  6:4.
Gênesis  2:24 podemos lêr que o homem deixa pai e mãe e une-se a sua mulher tornando-se uma só carne.
Seria um bom e forte indicio que Deus pode ser um sem perder sua pluralidade e encontramos esta passagem logo no primeiro livro bíblico.
Jesus Deus ou Homem?
Como podemos pensar sobre Jesus ser  Deus se vemos a bíblia mencionar um homem a sua natureza humana que partes bíblicas podemos citar para refutar tais objeções dos judeus?
Podemos logo mostrar a passagem em que Tomé cai aos pés de Jesus dizendo o seguinte:
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!(Joao 20;28)
Logo podemos citar  o verso seguinte que refuta a objeção principal dos Judeus que  falam sobre os patriarcas que não viram a Jesus:
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.(João 20:29)
Em outra parte encontramos o apostolo Paulo  que era um fariseu muito rígido falando o seguinte sobre a dinvidade de Cristo;
6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,

7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;(Fp 2:6)
O Espirito Santo a terceira pessoa inclusa na divinadade?
Como podemos chamar o espirito santo de pessoa?veremos como o próprio Jesus falou do espirito santo de Deus,mais antes vejamos algumas passagens que mostram o Espirito Santo como  divindade;
35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.(Lc 1:35)
Vemos que o espírito viria sobre Maria.
9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.(At 5;9)
Vemos que neste incidente que o espirito se mostra presente e que não podemos esconder as nossas ações de Deus.
Agora vamos voltar ao primeiro livro da bíblia e ver o seguinte relato;
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Veja que o texto grifado Deus fala em um plural ou seja façamos.
Para finalizar esta pequena parte vamos ver um comentário de Ellen White a respeito do assunto;
Vindo habitar conosco, Jesus devia revelar Deus tanto aos homens como aos anjos. Ele era a Palavra de Deus - o pensamento de Deus tornado audível
No princípio, Deus Se manifestava em todas as obras da criação. Foi Cristo que estendeu os céus, e lançou os fundamentos da Terra. Foi Sua mão que suspendeu os mundos no espaço e deu forma às flores do campo. "Ele converteu o mar em terra firme." Sal. 66:6. "Seu é o mar, pois Ele o fez." Sal. 95:5. Foi Ele quem encheu a Terra de beleza, e de cânticos o ar. E sobre todas as coisas na terra, no ar e no firmamento, escreveu a mensagem do amor do Pai.
O desejado de todas as nações pág:19
Sendo participantes da natureza divina, podemos permanecer puros, santos e incontaminados. A Trindade não Se tornou humana, e o humano não foi deificado pela combinação das duas naturezas. Cristo não possuía a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e caída que possuímos, pois nesse caso não poderia ser uma oferta perfeita. Manuscrito 94, 1893 (Manuscript Releases, vol. 6, págs. 110-112).
26 de julho


Sérgio Eduardo
Aracaju-Se

Category:

2 comentários:

  1. uma imagem para si para depois criar o ser humano, porém ele não deixou de ser onipresente, vemos que ele está assentado no seu trono (imagem do Deus invisível) e vemos também que ele enche céus e terra (Deus invisível), ou seja, o mesmo Deus age de várias maneiras. A bíblia chama pai Deus em sua forma infinita a qual nenhum homem viu e poderá algum dia ver, e chama de filho a imagem criada para que Deus pudesse ser visto.
    Depois de se intender o mistério de Deus o qual é Cristo fica fácil compreender filipenses 2: 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
    7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
    Cristo que sendo em forma de Deus (imagem do Deus invisível) Deixou a sua gloria e veio a mundo como homem Jo1:14.
    O Espírito Santo é o espírito do próprio Deus. Vemos no texto que foi citado que o tal desceu sobre o ventre de Maria e o texto diz que o menino seria chamado filho de Deus. Como foi dito a imagem do Deus invisível que se fez carne é chamada de filho Salmo 2:7 Tu és meu filho; eu hoje te gerei. Existe uma diferença entre uma coisa criada e uma gerada, criar é a partir do nada (e haja luz- e houve luz), gerar é formar a partir de uma matéria pré-existente, e qual foi a matéria utilizada no princípio para se gerar a imagem de Deus? Foi o Espírito Santo o qual é o próprio Deus. Jesus foi gerado no ventre de Maria e qual foi a matéria utilizada? Foi o ovócito da mãe e o Espírito Santo formando assim Jesus Cristo em sua natureza humana. Porque em Jesus habita por completo o Espírito Santo de Deus, ou seja, do mesmo modo que temos um espírito, Jesus também tinha um, e esse um era o Espírito do próprio Deus Cl 2:9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
    Há quem diga que façamos o homem a nossa imagem e semelhança Deus está se referindo aos anjos, mas quando lemos esse texto temos uma ideia de que Deus está falando com os seus atributos, pois os anjos não teriam poder para gerar o ser humano, ele reúne seus atributos para falar, como um juiz que sendo uma pessoa só exprime a sua pessoa e a autoridade que nele é investida, e o chamamos no plural vossa excelência.
    At 20:28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
    Esse texto mostra que o Espírito Santo comprou a igreja com seu sangue afirmando que Jesus Cristo é o próprio Deus.
    Se não intender alguma coisa do que eu disse ou quiser conversar sobre o assunto me mande um e-mail: pedro_arthur007@hotmail.com
    Que a paz de nosso Deus e salvador Jesus Cristo fique contigo e com todos. Amém.
    ATT: Pedro Arthur

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma destas passagens citadas pela apologética adventista prova que o E.S. é uma outra pessoa pelo contrário prova que é o pr´prio Deus onipresente agindo em Seu infinito Poder!

    ResponderExcluir

Apologética Adventista