Apologética Adventista

O Dia do Senhor (Apocalipse 1:10)

Eduardo Marinho | 13:00:00 | 5 comentários



O Dia do Senhor como visto acima no texto de apocalipse é realmente o domingo,como muitos estão dizendo por ai? Para compreender melhor vamos analisar algumas passagens sobre o sábado e o domingo que muitas pessoas gostam de citar: Marcos 16:9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. João 20:19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. Atos 20:7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. 1 Coríntios 16:2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. Mateus 28:1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

 -------------------------------------------------------------------- 

 Então em Marcos 16:9 ;Não existe observação alguma sobre a santidade do domingo,um dia como outro qualquer. 

 -------------------------------------------------------------------- 

 João 20:19 Os discípulos desde a sexta-feira que estavam trancados,pois temiam ser presos pelos judeus,não existe ali uma reunião. 

 --------------------------------------------------------------------- 

 Atos 20:7 Paulo estava em Trôade há sete dias e iria partir para continuar sua viagem no dia seguinte, a fim de dar as últimas mensagens. Por isso, convocou a reunião com os Cristãos. 

-------------------------------------------------------------------- 

 1 Coríntios 16:2 Este verso diz que o primeiro dia da semana era o dia destinado à separação das coisas que iriam ser doadas aos necessitados. Note que o apóstolo ia de casa em casa fazer a coleta. Não era um dia de reunião, nem era considerado sagrado.

 ----------------------------------------------------------------

 Mateus 28:1 as mulheres foram ao sepulcro, no primeiro dia da semana para ungir o corpo de Jesus. Em nenhuma delas há qualquer referencia à santidade do Domingo ou a santidade do dia da ressurreição de Cristo. Jesus guardou o Sábado até na morte. Morreu na Sexta, descansou no Sábado, e ressucitou no Domingo. 

------------------------------------------------------------------ 

 Voltando a Apocalipse 1:10 Se o domingo foi observado no 1°seculo então podemos concluir que;Foi mudado o dia de adoração,segundo então o domingo seria guardado como o sábado,e o Dia do Senhor seria agora o domingo e não mais o dia de sua volta. Os esforços que vários sites hoje tem feito é enorme para iludir toda uma geração de Cristãos sinceros que estão em busca da verdade,existem muitas passagens tanto no novo como no velho testamento que apontam para o sábado como o dia de repouso. A expressão utilizada ali é Kuriakê heméra (Dia do senhor) . Em momento algum no NT é utilizado a expressão de "dia do senhor" para o domingo, pelo contrário ele é apenas referido como o primeiro dia da semana (Mt 28:1; Mc 16:2; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1Co. 16:2) . Em contra-partida esta expressão aparece 27 vezes em toda a bíblia e com exceção de apenas dois versos, todas as outras vezes que ela é utilizada, é referida ao “Dia” do ajuste de contas, do juízo final, do julgamento, a volta de Jesus, etc., no qual o nosso Deus executará Sua justiça de forma cabal e definitiva: 

 Isa. 2:12, 13:6 , 13:9 , Jer. 46:10 , Ezeq. 13:5 ,30:3 , Joel 1:15 , 2:1 , 2:11, 2:31,l 3:14, Am. 5:18, 5:20 Obad. 1:15 , Zac. 1:7, 1:14, 14:1, Mal. 4:5, Atos 2:20, 1Cor. 5:5, 1Tess. 5:2, 2Tess. 2:2, 2Ped. 3:10 As duas únicas exceções são: Isa 58:13 (que se refere ao sábado), e Ap. 1:10 .

Category: ,

5 comentários:

  1. Meu Deus... Que argumentação fraca... Desculpem-me irmãos, isso não foi nenhum pouco apologético, e sim uma deturpação e um mau entendimento bíblico, uma busca eloquente a fim de encontrar uma base para refutar a ideia fajuta que praticamos quando idolatramos o sábado, e de certo modo é o que fazemos...
    Andei tento muita dúvida a despeito das afirmações que fazemos e o que a bíblia realmente diz... Pesquisei e encontrei algo que vou compartilhar:

    Site Cristão Reformado, a respeito do SABBATH.

    1. Não Guardamos o Sábado, pois ele fazia parte da Lei e está foi toda cumprida em Cristo. (2 Cr.3:7-14, Ef.2:15, Cl.2:16,17.)
    2. Não Guardamos o Sábado por que não há ordem alguma no Novo Testamento para que a Igreja o guarde. (Rm.14:5, Gl.4:9-11, Cl.2:16,17)
    3. O Sábado era símbolo da Antiga Aliança, feita com Israel. O Povo foi infiel à antiga aliança. Deus em Cristo fez uma Nova Aliança com toda a humanidade que substituiu a Antiga. (Ex.31:16, Jer.31:31, Mt.26:28, 2 Cor.3:6, Hb.8:8, 9:15, 12:24)

    Hoje posso dizer que conheci a verdade, como podemos falhar tão grandemente nesse sentido, a bíblia é claríssima quanto a isso, vejam o que Paulo disse aos da Galácia a respeito da observação das praticas referente a antiga aliança:

    “Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo. No entanto, ele está sujeito a guardiães e administradores até o tempo determinado por seu pai. Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.”
    “E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai". Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.”
    “Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?”
    “Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.”

    Gálatas 4:1-11

    Pelo amor de Deus meus irmãos...
    Venho com muito amor, mostrar a verdade que não pode ser refutada por meras conjecturas, Paulo está combatendo os da Galácia por não estarem totalmente rendidos a Cristo, mas era Cristo e mais alguma coisa. Uma vez que Cristo cumpre toda a Lei (v.4 e 5) a fim de nos resgatar da lei para recebermos a adoção, como sendo filhos, é dEle toda a suficiência, é dEle todo o louvor e glória e somente dEle, Cristo Jesus.

    Quando observamos o dia de sábado como sagrado ou motivo pelo qual seremos salvos e tornamos nossos irmãos em Cristo (outras denominações) condenados, simplesmente desqualificamos a obra de nosso salvador. Não é pela observação de um dia que somos salvos, mas pela Graça de Deus, não vem de obras para que ninguém se glorie (Ef 2.9). Quando observamos o SABBATH dizemos a Cristo: "O seu sacrifício não foi o suficiente Jesus..."

    Notem que é isso que Paulo estava combatendo em Gálatas 4.9-11, será que estamos querendo ser escravos da lei novamente? Vejam a pergunta que Paulo faz...

    Está gritantemente claro no texto, é só ler... Peçam entendimento para o Espirito Santo e leiam... E peçam principalmente para que o Senhor derrube nossas escamas dos olhos...

    Deus abençoe irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Fico satisfeito de ver um ex-adventista que enxergou a verdade mas Escrituras. Não é possível ser mais claro do que Paulo é com os gálatas quanto a não haver mais nenhuma necessidade de se cumprir a lei, nem mesmo o sábado. Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Perfeito. Fico satisfeito de ver um ex-adventista que enxergou a verdade mas Escrituras. Não é possível ser mais claro do que Paulo é com os gálatas quanto a não haver mais nenhuma necessidade de se cumprir a lei, nem mesmo o sábado. Deus o abençoe.

      Excluir
    3. Perfeito. Fico satisfeito de ver um ex-adventista que enxergou a verdade mas Escrituras. Não é possível ser mais claro do que Paulo é com os gálatas quanto a não haver mais nenhuma necessidade de se cumprir a lei, nem mesmo o sábado. Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Apologética Adventista