Apologética Adventista

A TRINDADE

Eduardo Marinho | 08:54:00 | 1 comentários

A TRINDADE

A Trindade
Jan Charles Haluska

Há um só Deus, Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas.

Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo, e sempre presente. Ele é infinito e além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por toda a criação. ( Dt 06:04. ; . Mt 28:19 ; 2 Coríntios 13:14. ; . Ef 4:4-6 ; 1 Pedro 1:2 ; 1 Tm 1:17. ; Apocalipse 14:7 .)

A Trindade 

A Trindade parece causar uma boa dose de ceticismo. "Os cristãos não têm um Deus", um dos meus professores de filosofia, disse na Universidade de Tennessee, "eles têm uma equipe!" Um amigo meu uma vez muçulmano observou que a idéia de um Deus em três pessoas era "impossível", tanto quanto ele podia ver.

Alusões claras da Bíblia à Trindade são suficientes para os adventistas. Mas desde que as ligações de verdade para o outro, um argumento de apoio secundário pode ser útil. Tal linha de pensamento pode ser adaptado de "Os Quatro Amores", um livro em que CS Lewis divide nossa palavra genérica "amor" em quatro palavras gregas: storge (stor-gay), ou afeição, especialmente para o que é dono; eros , que é o desejo; phileo, ou amizade;e ágape (ah-gah-pay), o amor divino compartilhado com e entre os seres humanos através da graça.
O primeiro ponto a entender é que todos os quatro amores são santificados e que o próprio Deus participa de cada um. Sim, os três primeiros são frequentemente torcido perversamente. Mas devemos lembrar que todas as coisas más são simplesmente coisas boas corrompidos. Perversão de seus dons, em alguns casos não impede seu uso abençoado em outros. Por exemplo, Deus, obviamente, se sente "storge" para seu povo (Duet. 7:6) e expressa "eros" para eles como Sua noiva (Cântico dos Cânticos).resultados "Ágape", quando o Pai e Seu povo ver uns aos outros através do viva do Filho ( João 14:9 ), enquanto que as pessoas praticam "ágape" entre si pela mesma visão.
Mas o que dizer da participação de Deus "phileo"? Lewis nos lembra que a amizade é composto de duas ou mais pessoas que compartilham algo ou alguém. Phileo inclui fãs gritando juntos para a sua equipa, dois cristãos afirmando uma promessa da Bíblia, os pais orgulhosos de uma criança e assim por diante.
Em sua forma ideal, phileo deve ter pelo menos três pontos de referência: a amante perfeito juntar uma outra amante perfeito na adoração de um objeto de amor perfeito. Deus não poderia atingir phileo em tudo sem ser uma Trindade. O Pai, o Filho participar phileo do Espírito Santo, o Espírito Santo e Pai participar phileo sobre o Filho, o Filho eo Espírito Santo juntos abraçar o Pai com Phileo de três pessoas unidas no amor mútuo.
Descartando a doutrina de três pessoas em um faria phileo ideal impossível, Deus poderia não tomar parte nele, mesmo que ele mesmo criou-o para fora de si mesmo. Em vez disso, ficaria com a imagem horrível de uma única pessoa infinitamente auto-absorvida. Se Deus é Um em amor, o amor deve incluir phileo e phileo requer uma Trindade.
Este artigo foi publicado originalmente na revista Adventist Review em 1999.

Category: , , , , , , ,

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto sobre a trindade,estou enjoada de ouvir muita gente falando horrores sobre a trindade.

    ResponderExcluir

Apologética Adventista