Apologética Adventista

PAULO LIBEROU O CONSUMOS DE CARNE DE PORCO EM 1 TIMÓTEO 4:1-5?

Eduardo Marinho | 07:45:00 | 1 comentários

Maiara Costa 


Isto é o que querem afirmar alguns, todavia ao lermos 1 Timóteo 4:1-3 Paulo está apresentando um problema que estava se levantando na igreja recorrente a falsos ensinamentos. Alguns entendem neste texto que a proibição feita no Antigo Testamento em relação ao consumo de alguns tipos de animais (Levítico 11 e Deuteronômio 14) está aqui caindo por terra, mas será isso verdade?

Para entendermos o que Paulo escreveu é necessário compreendermos o contexto histórico no qual esse capítulo foi escrito. Ele apresenta no texto pessoas apostadas por terem se desviado da Palavra de Deus para seguirem ensinadores enganosos, hipócritas, mentirosos e de mente cauterizada que seguiam doutrinas heréticas e demoníacas.

Vamos agora analisar dois desses ensinamentos.

1) Proibição em relação ao casamento.

De acordo com o respeitado Comentário do Novo Testamento, William Barclay, p. 107 comenta-se que: esses hereges eram gnósticos, ou seja, ensinavam que o espírito é totalmente bom e a matéria totalmente má. Havia aqueles que pregavam que o corpo era maligno, que tudo o que tinha que ver com o corpo, todo instinto e função física eram maus, que até as coisas mais belas do mundo deviam ser abandonadas e desprezadas. Nesse contexto esses falsos ensinadores pregavam que as pessoas deviam abster-se do casamento, porque o corpo é maligno e os instintos do corpo também o são e devem ser suprimidos por completo.

Mas vejamos o que ensina a Palavra inspirada de Deus (2 Timóteo 3:16):
"Venerado seja entre todos o matrimonio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará". Hebreus 13:4

"Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela". Provérbios 5:18,19
Perceba que a Bíblia não considera mal o prazer sexual desfrutado dentro do casamento.

2) Abstinência de alimentos.

Perceba que pelo contexto histórico a questão aqui não eram alimentos impuros, mas sim qualquer tipo de prazer que se podia proporcionar ao corpo, algo que também acontece ao comermos, visto que produzimos substâncias que nos trazem sensação de bem estar. Em relação a isso esses falsos mestres ensinavam que o abster-se de comer era necessário, porque a comida é algo material e maligno; a comida alimenta ao corpo e o corpo é maligno.

A Bíblia nos diz que: "O nosso corpo é templo do Espírito Santo". 1 Coríntios 3:16; 6:19
E devemos cuidar muito bem dEle, visto que seremos julgados por tudo aquilo que estivermos fazendo por meio do corpo (2 Coríntios 5:10). Deus nos orienta que devemos ter uma alimentação o mais saudável possível para que possamos oferecer uma adoração melhor à Ele (Daniel 1:8-17; 1Tessalonicenses 5:23).
Que Paulo não estava se referindo à carne de porco ou a qualquer alimento considerado impuro, podemos ver nos versos seguintes:

"Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração".1 Timóteo 4:4,5
O que a palavra de Deus tem a dizer, por exemplo, em relação à carne de porco:
"Esse povo que sem cessar me provoca abertamente, oferecendo sacrifícios em jardins e queimando incenso em altares de tijolos; povo que vive nos túmulos e à noite se oculta nas covas, que come carne de porco, e em suas panelas tem sopa de carne impura." Isaías 65:3,4

"Vejam! O Senhor vem num fogo, e os seus carros são como um turbilhão! Transformará em fúria a sua ira e em labaredas de fogo, a sua repreensão. Pois com fogo e com a espada o Senhor executará julgamento sobre todos os homens, e muitos serão os mortos pela mão do Senhor. Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, ratos e outras coisas repugnantes, todos eles perecerão”, declara o Senhor. Isaías 66:15-17

Dentre muitas práticas que Deus considerava repugnante estava o comer carne de porco e outros animais imundos, sendo assim, a Palavra de Deus não santifica a esses animais e muito menos a oração.
Para concluir: Pudemos observar a importância de se conhecer o contexto cultural de um texto para não o tirarmos de seu contexto e dessa forma fazer a Bíblia dizer coisas que ela nunca teve a intenção de dizer. A Palavra nos mostra que ela não é contra o casamento e ao uso dos alimentos que foram criados por Deus para nos proporcionarem bem estar e saúde de uma forma geral.
Maiara Costa.


Teologanda e Conselheira Espiritual.

Category:

Um comentário:

  1. 14 E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei. 15 Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. 16 [Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.]
    17 Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola.
    18 Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos. 20 E prosseguiu: O que sai do homem, isso é que o contamina. 21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; 23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.

    ResponderExcluir

Apologética Adventista