Apologética Adventista

Satanás é o co-redentor da Iasd?

Eduardo Marinho | 04:14:00 | 0 comentários

Satanás é o co-redentor da Igreja Adventista do 7°dia?


Muitos sites tem levantado este questionamento, que a Iasd tem satanás como co-redentor, ou seja, os pecados dos povos são levados por satanás, mais o que a apologética adventista tem como base para explicar esta acusação?

O próprio escrito de Ellen White que diz:

Verificou-se também que, ao passo que a oferta pelo pecado apontava para Cristo como um sacrifício, e o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados. Quando o sumo sacerdote, por virtude do sangue da oferta pela transgressão, removia do santuário o pecado colocava-os sobre o bode emissário. Quando Cristo, pelo mérito de Seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de Seu povo, ao encerrar-se o Seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá encarar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de Seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores. (O grande conflito pág. 422)

Veja o que diz a bíblia:
21 porá as mãos na cabeça do animal e confessará todas as culpas e faltas e todos os pecados dos israelitas. Assim, Arão passará para a cabeça do bode os pecados do povo e então mandará o bode para o deserto. Será escolhido um homem para levar o animal,   22 e ele o soltará no deserto. Assim, o bode irá para um lugar onde não mora ninguém, levando os pecados do povo. (Levítico 16:21-22)
Concluímos que tal acusação está fora do contexto explicado por Ellen White, pois a expiação de Azazel não era eterna, ou seja, era um cerimonialismo feito pelo povo de Israel, a expiação de Azazel era retributiva, a Iasd não aceita de forma alguma que satanás seja medida o portador de nossos pecados. (Leandro Quadros, Questões sobre doutrina pág 286).

Fontes:
O grande Conflito (pág. 422).
Questões sobre doutrina (pág. 286)
Programa Na Mira da Verdade (Leandro Quadros).

Bíblia Glow (Levítico 16:21-22)NTLH.

Category:

0 comentários

Apologética Adventista