Apologética Adventista

Os Pioneiros falam sobre a Trindade.

Eduardo Marinho | 11:27:00 | 1 comentários


JOSEPH BATES

“Com respeito à trindade eu concluí ser impossível acreditar que o
Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, como também o Todo Poderoso Deus,
o Pai, são um e o mesmo Ser.” (Joseph Bates, Review and Herald 1827).
Explicação:

O Pai e o Filho apesar de ter a mesma natureza e essência não são o mesmo ser,
a mesma pessoa.

JAMES (TIAGO) WHITE

“A forma espiritualista pela qual negam a Deus como o único
Senhor, e Jesus Cristo está numa primeira posição, constitui um antigo
credo trinitariano, fora das Escrituras; que Jesus é Deus eterno. No
entanto não existe passagem das Escrituras que dê suporte a isso. Temos
testemunhos bíblicos em abundância que ele é Filho do Eterno Pai.”
(James White, The Day‑Star, 24 de janeiro de 1846).

Explicação:

Ellen White disse anos mais tarde: ʺEle (Cristo) era igual a
Deus, infinito e onipotente... É o Filho eterno, existente por Si
mesmoʺ (Manuscrito 101, 1897). ʺHá Três Pessoas vivas,
pertencentes à Divindade; em nome destes Três grandes Poderes
– o Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo por fé
viva são batizadosʺ (Special Testimonies, Série B, nº 7, págs. 62‑63,
1905). Com efeito, a esposa de Tiago White continuava orientando
sobre o que Deus estabelecera em Sua Palavra.

“A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de
reformar. Se tivessem levado avante, não teriam deixado nenhum
vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por
aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre 
de erros escriturísticos.” (James White, Advent Review, 7 de fevereiro de
1856).

Disse Ellen White: ʺA Reforma não terminou com Lutero,
como muitos supõem. Continuará até ao fim da história deste
mundo. Lutero teve grande obra a fazer, transmitindo a outros a
luz que Deus permitira brilhar sobre ele; contudo, não recebeu
toda a luz que deveria ser dada ao mundo. Desde aquele tempo
até hoje, nova luz tem estado continuamente a resplandecer.ʺ
(Grande conflito, 148:4).
De igual modo, a Reforma e Restauração da Verdade não
terminaram com os nossos Pioneiros. Ainda havia alguns pontos
a acertar. Disse Cristo aos discípulos: ʺAinda tenho muito que vos
dizer, mas vós não o podeis suportar agora.ʺ (João 16:12). Dou
graças a Deus pelo fato que os Pioneiros adventistas não pararam
de reformar e tanto é que jamais deixaram um legado pronto e
intocável, para que os subseqüentes reformadores pudessem
continuar a grande reforma, corrigindo erros crassos de uma

teologia ainda em processo de desenvolvimento.

“Eu estava certo, quando disse que a doutrina da trindade degrada a
Expiação, trazendo o sacrifício, o sangue pelo qual fomos comprados,
para baixo num padrão de comprometimento.” (James White, Advent
Review, 10 de novembro de 1863).
A doutrina distorcida da Trindade certamente degrada a
Expiação. Pense numa trindade panteísta como era ensinada na

época! Mas a Doutrina correta da Trindade a exalta e a valoriza,
como um ato merecedor e exclusivo da Divindade, que habita
plenamente em Cristo (Col 2:9).
“Que uma pessoa seja três pessoas, e que três pessoas sejam uma só
pessoa, é uma doutrina que nós podemos proclamar ser uma doutrina
contrária à razão e ao senso comum.” James White, Advent Review, 6 de
julho de 1859.
A primeira frase (ʺQue uma pessoa seja três pessoas, e que
três pessoas sejam uma só pessoaʺ) é uma distorção da verdadeira
Doutrina da Trindade, que não ensina tal coisa que nós
concordamos plenamente ʺser uma doutrina contrária à razão e ao
senso comumʺ. Essa declaração demonstra que havia erros no
conceito trinitariano de certos ensinadores da época, que
precisavam de uma grande reforma que os Pioneiros estavam

tentando empreender.


J.N. ANDREWS

“A doutrina da trindade foi estabelecida na igreja pelo Concílio de
Nicéia 325 AD. Essa doutrina destrói a personalidade de Deus e seu
Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A forma infame como foi imposta à
igreja, aparece nas páginas da História eclesiástica, que causa aos que
acreditam na doutrina corar de vergonha.” (J. N. Andrews, Advent
Review, 06 de março de 1855).

Explicação:

De fato, se o ensino da época entre os teólogos populares era
de que ʺuma pessoa seja três pessoas e que três pessoas sejam
uma só pessoaʺ, concordamos em que isso ʺdestrói a
personalidade de Deus e de Seu Filho Jesus Cristoʺ. Crer nisso é
motivo de ʺcorar de vergonhaʺ. Ademais, o pensamento de uma
divindade criando outra divindade é para se corar de vergonha; o
pensamento de um DEUS MAIOR gerando um deus menor é para
se corar de vergonha; e, com efeito, o pensamento de três pessoas
em uma só é para se corar de vergonha. E o que dizer do
pensamento de que Deus depende de um fôlego para viver?
Graças a Deus pela coerência da doutrina esboçada na Bíblia
que é muito diferente dessa confusão toda. A Trindade ensina que
em Deus co‑existem Três Pessoas distintas e separadas. J.N.
Andrews também estava buscando soluções, e nesse passo vêmolo
preocupado com a personalidade divina, em sua maneira
zelosa de se expressar.

J.N. LOUGHBOROUGH
“Esta doutrina da trindade foi trazida para a igreja no mesmo
tempo em que a adoração de imagens, e a guarda do domingo e não é
mais do que a doutrina dos persas remodelada.” (J.N. Lougborough,
Advent Review, 05 de novembro de 1861).

Explicação:

Este pioneiro também escreveu no mesmo artigo: ʺSe Pai,
Filho e Espírito Santo são cada um Deus, seriam três deusesʺ. Isto
indica que ele estava rejeitando o triteísmo, o que é correto. Indica
também que ele estava buscando uma teologia coerente, que

proclamasse a Verdade.

R.F. COTTRELL
“Sustentar a doutrina da trindade, não é mais que uma evidência da
intoxicação pelo vinho que todas as nações beberam. O fato dessa ser uma
das principais doutrinas, senão a principal, pela qual o bispo de Roma foi exaltado
 ao papado, não recomenda muito em seu favor.” (R. F.
Conttrell, Advent Review, 06 de julho de 1869).

Explicação:

Cottrell precisava ler mais as declarações de Ellen White. Mas
ainda é preciso considerar o que ele entendia da doutrina, porque
como vimos acima, havia erros crassos que não condizem com o
ensino das Escrituras.
ʺRoswell F. Cottrell observou em 1869 que existia ʹuma
multidão de pontos de vistaʹ sobre a trindade, ʹtodos eles
ortodoxos, suponho, tanto quanto nominalmente se refiram à
doutrinaʹ ʺ (Erwin R. Gane, The Arian or Antitrinitarian Views
Presented in SDA Literature, pág. 109).
No entanto, os que rejeitaram a doutrina tradicional da
trindade dos credos cristãos não questionavam o testemunho
bíblico sobre a Eternidade de Deus Pai, a Divindade de Jesus
Cristo como ʺCriador, Redentor e Mediadorʺ, e a ʺimportância do
Espírito Santoʺ (Gane, Ibid., pág. 109).
Graças a Deus que a verdade é progressiva (Prov. 4:18), e Ele
estava dando tempo à Igreja, a fim de Se revelar mais e mais.

WILLIE (GUILHERME) WHITE (filho de Ellen White)

“As declarações e os argumentos de alguns dos nossos ministros em
seu esforço para provar que o Espírito Santo era um indivíduo como é
Deus, o Pai e Cristo, o eterno Filho, têm me deixado perplexo e algumas
vezes eles me tem entristecidoʺ (James White, Carta ao Pastor H. W.
Carr, 30 de Abril de 1935).

Explicação:

Willie estava falando contra a Trindade, ou expondo sua
censura pela maneira, ʺdeclaraçõesʺ e ʺargumentosʺ de certos
ministros, aparentemente inconseqüentes? Ellen White afirmou a
personalidade do Espírito Santo.

Ele devia saber disso. Suas palavras exigem um contexto maior do
que aquilo que foi escrito acima. Qual realmente era sua crença?
Isso ficou oculto.

extraído do livro 100 respostas as perguntas que não mais clamam.

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Um comentário:

  1. A trindade é uma doutrina de babilônia. Jesus deve ser nosso Consolador

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