Apologética Adventista

Qual é a Trindade?

Eduardo Marinho | 09:23:00 | 0 comentários



A palavra "trindade" é um termo utilizado para designar a doutrina cristã de que Deus existe como uma unidade de três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Cada uma das pessoas é distinta da outra, mas, no essencial, idêntica. Em outras palavras, cada um é totalmente divina na natureza, mas cada um não é a totalidade das outras pessoas da Trindade. Cada um tem uma vontade, ama, e diz "eu" e "você" quando se fala. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho, que não é a mesma pessoa que o Espírito Santo, que não é a mesma pessoa que o Pai. Cada um é divino, contudo não são três deuses, mas um Deus. Há três subsistências individuais, ou pessoas. A palavra "subsistência" significa algo que tem uma existência real. A palavra "pessoa" denota individualidade e auto-consciência. A Trindade é três deles, embora este último termo tornou-se a dominante usado para descrever os aspectos individuais de Deus conhecido como o Pai, o Filho eo Espírito Santo.
Incluído na doutrina da Trindade é um monoteísmo estrito que é o ensino que existe em todo o universo um único ser conhecido como Deus, que é auto-existente e imutável ( Isaías 43:10 ; 44:6 , 8 ). Portanto, é importante notar que a doutrina da Trindade não é politeísta, como alguns dos seus críticos proclamar. Trinitarianismo é monoteísta, por definição, e aqueles que afirmam que é politeísta demonstrar uma falta de compreensão do que realmente é.
  • A Trindade
    • Deus é três pessoas
    • Cada pessoa é divina
    • Há somente um Deus.
Muitos teólogos admitem que o termo "pessoa" não é uma palavra perfeita para descrever os três aspectos individuais / focos encontrados em Deus.Quando normalmente usamos a palavra pessoa, entendemos que ela signifique pessoas físicas que existem como seres separados de outros indivíduos. Mas em Deus, não são três entidades, nem três seres. Deus é uma trindade de pessoas consistindo de uma substância e uma essência. Deus é um só numericamente. No entanto, dentro da única essência divina são três subsistências individuais que chamamos de pessoas.
  • Cada uma das três pessoas é completamente divino na natureza, embora cada um não é a totalidade da Divindade.
  • Cada uma das três pessoas não são as outras duas pessoas.
  • Cada uma das três pessoas está relacionada com as outras duas, mas são distintas a partir deles.
A palavra "trindade" não se encontra na Bíblia. Mas isso não significa que o conceito não é ensinado lá. A palavra "Bíblia" não se encontra na Bíblia, quer, mas podemos usá-lo de qualquer maneira. Da mesma forma, as palavras "onisciência", que significa "tudo saber", "onipotência", que significa "todo poderoso" e "onipresença", que significa "presente em toda parte," não são encontradas na Bíblia também. Mas nós usamos estas palavras para descrever os atributos de Deus. Então, para dizer que a Trindade não é verdade porque a palavra não está na Bíblia é um argumento inválido.

Existe subordinação na Trindade?

Há, aparentemente, uma subordinação dentro da Trindade em relação à ordem, mas não substância ou essência. Podemos ver que o Pai está em primeiro lugar, o Filho é o segundo, eo Espírito Santo é o terceiro. O Pai não é gerado, mas o Filho é ( João 3:16 ). O Espírito Santo procede do Pai ( João 15:26 ). O Pai enviou o Filho ( 1 João 4:10 ). O Filho eo Pai enviaria o Espírito Santo ( João 14:26 ; 15:26 ). O Pai cria ( Isaías 44:24 ), os redime Filho ( Gal. 3:13 ), e os santifica Espírito Santo ( Rom. 15:16 ).
Esta subordinação da ordem não significa que cada um dos membros da Trindade não são iguais ou divina. Por exemplo, vemos que o Pai enviou seu Filho. Mas isso não significa que o Filho não é igual ao Pai em essência e natureza divina. O Filho é igual ao Pai em sua divindade, mas inferior em sua humanidade. A esposa deve estar sujeita a seu marido, mas isso não nega a sua humanidade, a essência ou a igualdade. Por outra analogia, um rei e seu servo ambos compartilham a natureza humana. No entanto, o rei envia o servo para fazer a sua vontade. Jesus disse: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" ( João 6:38 ). É claro que Jesus já é rei, mas a analogia mostra que porque alguém é enviado, isso não significa que eles são diferentes do que aquele que o enviou.
Os críticos da Trindade vai ver essa subordinação como prova de que a Trindade é falsa. Eles raciocinam que, se Jesus fosse verdadeiramente Deus, então Ele seria completamente igual a Deus Pai em todas as áreas e que, portanto, não ser subordinado ao Pai de forma alguma. Mas essa objeção não é lógico. Se olharmos para a analogia do rei e no servo certamente não diria que o servo não era humano, porque ele foi enviado. Ser mandado não nega mesmice na sua essência. Portanto, o fato de que o Filho é enviado não significa que Ele não é divino mais do que quando minha esposa me envia para comprar pão, eu não sou humano.

É este confuso?

Outro ponto importante sobre a Trindade é que ele pode ser um conceito difícil de entender. Mas isso não necessitam de um argumento contra a sua validade. Pelo contrário, o facto de que é difícil é um argumento para a sua veracidade. A Bíblia é a auto revelação de um Deus infinito. Por isso, é obrigado a encontrar conceitos que são difíceis de entender - especialmente quando se trata de um Deus incompreensível que existe em todos os lugares em todos os momentos. Assim, quando vemos descrições e os atributos de Deus manifestado no Pai, do Filho e do Espírito Santo, descobrimos que uma explicação completamente compreensível e compreensível da essência e natureza de Deus não é possível. O que temos feito, no entanto, é derivar da Escritura as verdades que podemos entender e combiná-los para o que chamamos de doutrina da Trindade. A Trindade é, em grande medida, um mistério. Afinal, estamos lidando com o próprio Deus.
É a maneira dos cultos para reduzir a verdade bíblica para fazer Deus compreensível e compreensível por suas mentes. Para este fim, eles sujeito a palavra de Deus para seu próprio raciocínio e terminam em erro. Os seguintes versos são muitas vezes utilizados para demonstrar que a doutrina da Trindade é de fato bíblico.
  • Matt. 28:19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
  • 1 Coríntios. 12:4-6 , Agora, há diversidade de dons, mas o mesmo Espírito. 5 E há diversidade de ministérios, eo mesmo Senhor. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todas as pessoas .
  • 2 Coríntios. 13:14 , A graça do Senhor Jesus Cristo, eo amor de Deus, ea comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
  • Ef. 4:4-7 , Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de tudo e em todos. 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.
  • 1 Ped. 01:02 ", segundo a presciência de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para que possais obedecer a Jesus Cristo e ser aspergido com o Seu sangue: Graça e paz vos sejam dadas em plenitude da medida."
  • Jude 1:20-21 , "Mas vós, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo; 21 conservai-vos no amor de Deus, esperando ansiosamente para a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna ". 1
  • 1.Fontes: (1) Harrison, Everett, ed,. Dicionário de Baker de Teologia , Grand Rapids: Baker Book House, 1960; (2) Teologia Sistemática de Berkhoff, Grand Rapids: Eerdmans, 1988; (3) Grudem, Wayne, Teologia Sistemática: Uma Introdução à Doutrina bíblica, Grand Rapids: Zondervan, 1994; e (4) Teologia Sistemática de Hodge , Grand Rapids: Eerdmans, 1981.

Category: , , , , , ,

0 comentários

Apologética Adventista