Distinção da Lei cerimonial e Lei Moral
Algumas pessoas dizem que os adventistas separam a lei em cerimonial e moral,mais isso
é um pensamento muito mais profundo do que as pessoas podem pensar as confissões das igrejas
mostram que elas também fazem a distinção,mais algumas delas mudaram para apoiar as heresias que
hoje sustentam,abaixo você pode analisar :
A Segunda Confissão
Helvética (1566), da Igreja Reformada de Zurique, e um dos mais
autorizados símbolos do continente (Philip Schatf, The Creeds of
Christendom, v. 1, p. 391, 394, 395), no capítulo 12, intitulado "Da
Lei de Deus", depois de contrastar as leis "moral" e
"cerimonial", diz a respeito daquela: "Cremos que toda a vontade
de Deus e todos os preceitos necessários para todos os deveres desta vida são
totalmente outorgados nesta lei" (não que devamos ser justificados por
ela, mas que devemos volver a Cristo pela fé). Os tipos e figuras da lei
cerimonial cessaram."A sombra cessou, quando veio o corpo", contudo,
a lei moral não deve ser desdenhada ou rejeitada e todos os ensinos contrários
à lei são condenados (ver Schaff, v. 3, p. 854-856).
Trinta e Nove Artigos de
Religião da Igreja da Inglaterra (1571).
O Artigo VII declara que, embora "a lei dada por Deus a Moisés"
concernente a "cerimônias e ritos" não esteja em vigor, "nenhum
cristão se acha livre da obediência aos mandamentos denominados morais"
(ver Schatf, v. 3, p. 491, 492).
A Revisão Americana dos
39 Artigos da Igreja Protestante Episcopal (1801) é idêntica à
precedente (ver Schaff, v. 3, p. 816).
Os Artigos
Irlandeses de Religião (1615), que se admite terem sido compostos pelo
arcebispo Ussher, depois de afirmar que a lei cerimonial foi abolida, conclui:
"Nenhum cristão se acha livre de obediência aos mandamentos chamados
morais" (ver Schaff, v. 3, p. 526, 541).
A Confissão de Fé de
Westminster (1647), depois de mostrar a diferença entre as leis
cerimonial e moral, a revogação daquela e a perpetuidade desta, no capítulo 19
declara: "a lei moral compromete a todos para sempre", não para
justificação, mas como regra de vida, a fim de reconhecer o poder capacitador
de Cristo. Esta lei continua a ser "uma perfeita regra de justiça". E
acrescenta: "Nem Cristo no evangelho de modo algum desfaz esta obrigação,
mas a fortalece muito" (ver Schaff, v. 3. p. 640-644).
A Declaração de Savóia
das Igrejas Congregacionais (1658). Não há nenhuma alteração no
capítulo 19, "Da Lei de Deus", extraído da Confissão de Westminster
(ver Schaff, v. 3, p. 718).
A Confissão Batista de
1688 (Filadélfia), baseada na de Londres, de 1677, não apresenta nenhuma
alteração da parte extraída da Confissão de Westminster no capítulo 19,
"Da Lei de Deus". Trata da distinção entre a lei moral e a
cerimonial, e afirma que nenhum cristão está livre da obediência à lei moral (ver
Schaff, v. 3, p. 738).
Artigos Metodistas de
Religião (1784). Estes 25
artigos, redigidos por João Wesley para os metodistas americanos, são um resumo
dos 39 Artigos da Igreja da Inglaterra e declaram: "Embora a lei dada por
Deus a Moisés, no que se refere a cerimônias e ritos, não obrigue os cristãos,
e nem os preceitos civis necessitem ser recebidos em qualquer comunidade,
contudo, nenhum cristão está livre da obediência aos mandamentos chamados
morais" (ver Schaff, v. 3, p. 807, 808).
A conclusão
de tudo que se mencionou é, pois, clara: a posição mantida pelos adventistas do
sétimo dia a respeito da sua relação com o Decálogo, incluindo a distinção
entre as leis moral e cerimonial, é plenamente sustentada pelos principais
credos, artigos de fé e catecismos do protestantismo histórico. O conceito de
que o Decálogo foi abolido pela morte de Cristo é relativamente recente.
Certamente, isso não estava na cogitação dos pais fundadores do Protestantismo,
pois está em total conflito com a crença deles.
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O Decálogo
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A Lei Cerimonial
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1. Proferido pelo próprio Deus (Ex 20:1, 22).
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1. Proferida por Moisés (Ex 24:3).
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2. Escrito por Deus (Êx 31:18; 32:16).
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2. Escrita por Moisés (Ex 24:4; Dt 31:9).
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3. Sobre pedras (Ex 31:18).
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3. Num livro (Êx 24:4,7; Dt 31:24).
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4. Entregue por Deus, seu autor, a Moisés (Êx 31:18).
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4. Entregue por Moisés, seu autor, aos levitas (Dt 31:25,
26).
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5. Depositado por Moisés "na arca" (Dt 10:5).
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5. Depositada pelos levitas "ao lado; da arca"
(Dt 31:26).
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6.Trata de preceitos morais (Êx 20:3-17).
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6. Trata de assuntos cerimoniais e rituais (ver partes de
Êxodo,
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Levítico, Números e Deut.).
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7. Revela o pecado (Rm 7:7).
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7. Prescreve ofertas pelos pecados (ver Levítico).
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8.A transgressão "da lei" é "pecado"
(1Jo 3:4).
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8. Nenhum pecado em sua transgressão, pois agora está
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abolida (Ef 2:15). ("Onde não há lei, também não
há
transgressão" [Rm 4:15]).
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9. Deve ser guardada "toda a lei" (Tg 2:10).
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9. Os apóstolos não deram "nenhum mandamento"
para
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"guardar a lei" (At 15:24, KJV).
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10. Devemos "ser
julgados" por essa lei Tg 2:12).
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10. Não devemos ser
julgados por ela (Cl 2:16)
.
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11. O cristão que guarda
essa lei é "bem- aventurado no que
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11. O cristão que guarda
essa lei é bem-aventurado
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realizar" (Tg 1:25).
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(ver, por exem plo, Gl 5:1-6).
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12. A perfeita "lei da
liberdade" (Tg 1:25; cf. 2:12).
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12. O cristão que guarda
essa lei perde sua liberdade
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(Gl 5:1, 3).
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13. Estabelecida pela fé em
Cristo (Rm 3:31).
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13. Abolida por Cristo (Ef
2:15).
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14. Cristo devia
"engrandecer a lei e fazê-la gloriosa"(Is 42:21).
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14."Cancelado o
escrito de dívida que era contra nós e que
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constava de ordenanças" (Cl 2:14).
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15."Sabemos que a lei
é espiritual" (Rm 7:14; cf.v.7).
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15."A lei de
mandamento carnal" (Hb 7:16).
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Category: Apologética, Cerimonial, Lei, leis, Moral
Esta distinção acontece dentro de um conceito maior de LEI mas não fora deste conceito como se as expressões LEI de Moisés e LEI de Deus abrangesse um conjunto de mandamentos diferentes.... Tanto a LEI de Moisés quanto a LEI de Deus são expressões diferentes para se referir a uma mesma LEI....Quando Davi fala que a LEi do Senhor é perfeita em Salmos 19.7 Está se referindo a todos os mandamentos da LEI em sua época e Não a um conjunto especifico....Deus seja louvado..!
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