Apologética Adventista

João Flávio Martinez e um escravo da mentira!

Eduardo Marinho | 05:13:00 | 7 comentários



Podemos Muitas vezes depararmos no meio evangélico com declarações que fora do contexto vira um pretexto para acusar quem cita a declaração,lembro de algumas declarações de líderes evangélicos aconselhando a pessoas não casarem com outras antes mesmo de analisar as consequências não só para os dois mais para os filhos se assim tiverem,uma dessas declarações que encontramos é justamente de Ellen White,entre vários conselhos que ela deu enquanto ministrava,uma que mais tem gerado polêmica é quando ela aconselha a um casal de raça diferente(Negro e Branco) a não se casarem.

Fui na fonte de quem espalha estes argumentos aqui em nosso país,e descobri que parte justamente do CACP,mais desta vez quem assina a matéria é João Flávio Martinez apesar de ser postado em 2002 ainda tem repercutido nas redes sociais pessoas que compartilham está declaração.

Aqui selecionei a parte referente ao que propus analisar,mais em sua matéria completa o João também cita outra declaração de Ellen White sobre amalgama que em outra postagem abordarei melhor.

Com o título :Seria isso Racismo? ,poderemos destacar as seguintes colocações:
Para os Adventistas os livros e escritos da Sra. White são sagrados e por isso os adeptos desse movimento são incentivados à leitura desses sacros escritos. Ellen G. White é venerada pelos adventistas!Parece-me que a maioria dos membros da Igreja Adventista não conhece certas citações um tanto desconcertantes ensinadas pela Sra. White e pretendemos explicitar nesse pequeno escopo.(1)
Logo de inicio ele prepara justamente o terreno,para deixar seus leitores mais certos que realmente a igreja adventista venera Ellen White,e ainda afirma que as declarações são desconcertantes,para as pessoas leigas isso já diz muito pois ele nem precisava mais ir a frente com as declarações de Ellen White pois os leitores logo de inicio já estariam indispostos a analisar se realmente ela era racista.
Depois de citar dois textos os quais mencionei acima(casamento e amalgama) ele faz suas perguntas:
Eu pergunto:
O QUE SERIAM ESTAS “BESTAS” que ‘cruzam’ com SERES HUMANOS? Será que ao declarar BESTAS Ellen G. White se referia a animais irracionais?
Se for este o caso, a Sra. White fez uma grave confusão, pois até hoje nunca se viu cruzamento de seres humanos com aves, répteis, felinos, eqüinos… Ou seja, animais. PELO MENOS A CIÊNCIA AINDA NÃO IDENTIFICOU TAL CRUZAMENTO!

Quem ou o quê seriam estas bestas com quem os seres humanos cruzaram? Será que seriam os negros? Ou haveria alguma “raça” nova entre seres humanos e os animais? 
Isso é muito estranho e sério! Essas afirmativas deveriam ser revistas, pois são descontextualizadas e cheias de ranço e preconceito!
A Igreja Adventista precisaria se posicionar diante desse quadro e assumir, se esse for o caso, que foi racista ou que a sua profetisa falhou e foi infeliz em seus comentários. O fato que uma coisa ou outra aconteceu e não dá pra negar as evidências.(2)
*1 e 2 (retirado do site CACP http://www.cacp.org.br/seria-isso-racismo/)
Depois ele continua com suas insinuações baratas abaixo está justamente a resposta contra os argumentos sem fundamento,cheios de preconceito do João Flávio Martinez :

Em um artigo publicado em 2002 com titulo “Seria Isso Racismo? de João Flávio Martinez (http://www.cacp.org.br/seria-isso-racismo/),podemos ver as seguintes acusações sobre o texto Ellen G.White que cita:
Mas há um objeção ao casamento da raça branca com a preta. Todos devem considerar que não têm o direito de trazer à sua prole aquilo que a coloca em desvantagem; não têm o direito de lhe dar como patrimônio hereditário uma condição que os sujeitariam a uma vida de humilhação. Os filhos desses casamentos mistos têm um sentimento de amargura para com os pais que lhes deram essa herança para toda a vida.( Ellen G. White, Mensagens escolhidas (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1988), 2:343-344. Esta declaração está registrada originalmente no Manuscrito 7, de 1896.)
A)Acusação de racismo.
B)Acusação de que os escritos são sem fundamento.
Para fazermos uma analise bastante coerente podemos começar se Ellen White realmente é racista ,e saber como os adventistas negros se sentem com tais declarações,como que o maior neurocirurgião do mundo Dr° Ben Carson tornou-se adventista sendo ele negro e vindo de uma família pobre?
O modismo de atacar os escritos de Ellen White não é novidade e este grande esforço é feito apenas para desvirtuar as pessoas das mensagens proféticas para o tempo do fim,muito se tem apresentado contra conselhos e cartas escritas a pessoas especificas e este texto acima é justamente um conselho para que as pessoas não casassem em virtude das circunstancias futuras.
E para entendermos melhor temos que saber o que estava acontecendo no século XIX com respeito a brancos e negros e quais circunstancias desagradáveis poderiam acontecer,o contexto social da época é justamente complicado uma vez que se dava o crescimento territorial dos EUA os imigrantes Europeu eram atraídos pela facilidade de adquirir terras,foi com isso que o norte desenvolveu enquanto o sul era atrasado,nesta guerra entre norte e sul temos um saldo de 600 mil mortos que disputavam pelo sim ou não da abolição da escravatura.
A sinceridade de Ellen White é tão grande que podemos ver analisando todo o fator histórico e social da época que ela estava até preservando as pessoas a não darem um passo que mais na frente tivessem conseqüências terríveis,como no tempo os negros eram mortos,linchados,torturado e descriminado,seus filhos seriam descriminados e chamados de “mestiços”,o preconceito sempre foi detestável pelos séculos e uma pessoa que é inspirada não poderia mostrar nenhuma forma de racismo ou preconceito para darmos mais ênfase ao assunto vale relembrar alguns escritos de Ellen White que segue abaixo:
Têm sido erigidos muros de separação entre os brancos e os negros. Esses muros de preconceito ruirão por si mesmos, como aconteceu com os muros de Jericó, quando os cristãos obedecerem à Palavra de Deus, a qual recomenda que tenham supremo amor a seu Criador e amor imparcial ao próximo. (Review and Herald, 17 de dezembro de 1895.)
É interessante salientar que com esta declaração Ellen White deixa bem claro que qualquer tipo de preconceito deve ser rompido,nunca vimos um ato de rejeição de ninguém pela parte de Jesus,Ele morreu por toda a humanidade e Ellen White deixa isso bem claro ao afirmar:
Não há limite ao amor e perdão de Cristo. ... Devemos fazer com que os que estão em perigo compreendam que os apreciamos, que não estamos dispostos a desistir deles. Falai-lhes, orai com eles, e exortai-os amorosamente. ...
A religião da Bíblia deve dirigir a conduta de todo aquele que crê sinceramente em Cristo. A Bíblia deve guiar-nos em nosso procedimento de cada dia. Podemos fazer profissão de ser seguidores de Cristo, e todavia se não formos praticantes de Sua Palavra seremos como a moeda falsa. Não teremos o sonido certo. Cada um de nós é membro da família humana. É uma dívida que temos para com Deus, de amá-Lo, de Lhe manifestar afeto em nossas maneiras e palavras. É nossa dívida também a todo membro da família humana, seja negro ou branco, alto ou baixo, tratá-lo com bondade e manifestar interesse em sua salvação. Como membros de uma só família, somos todos irmãos. ...
Os filhos de Deus são cidadãos do Céu. São a aquisição do Filho de Deus, Sua família, comprada por preço de sangue. Toda criatura é preciosa a Sua vista - mais preciosa do que ouro fino, sim, a barra de ouro de Ofir. Carta 16a, 1895.

Veja que quando os acusadores escondem textos como estes apresentados fica fácil acreditar que realmente Ellen White tinha algum tipo de preconceito mais quando vamos a fundo nos seus escritos descobrimos quanto amor era empreendido para buscar os mais diversos tipos de pessoas sem fazer nenhuma distinção tanto é que Ellen White enfatiza a preocupação de fazer mais pelos negros que eram muitas vezes negligenciados tanto por sua cor quanto por seu poder aquisitivo:
Empenhemo-nos em fazer uma obra pelo povo do Sul. Não nos contentemos com simplesmente ficar a contemplar, tomando meras resoluções que nunca se cumprem; mas façamos de coração alguma coisa para o Senhor, para aliviar a miséria de nossos irmãos negros. Review and Herald, 4 de fevereiro de 1896.
O estado de inquietação é fascinante quando analisamos este texto e Ellen White ficava até sem dormir quando pensava que o povo negro estava em dificuldades tanto de saúde quanto espiritual ela cita:
Mulheres Negras Chamadas à Obra
Ultimamente, como a necessidade desse campo me tenha sido insistentemente apresentada, não me tem sido possível dormir senão um pouco. A obra médico-missionária deve ser levada avante entre este povo [negro], ao qual deve ser ministrado algum preparo em enfermagem, cozinha e outros importantes ramos de trabalho. Há entre eles pessoas que devem ser preparadas para ocupar o lugar de professores, instrutores bíblicos, colportores. Carta 221, 1904.

E enfatiza como deve ser importante a mensagem levada aos homens negros:
Homens negros devem ser cabalmente educados e preparados para dar instruções bíblicas e efetuar reuniões de tenda entre seu povo. Há muitos dotados de capacidade, os quais devem ser preparados para esta obra. Testimonies, vol. 9, pág. 207.
Como alguém que é acusada de racismo preocupa-se com as pessoas negras ao ponto de estarem sendo preparado para anunciar o evangelho com a mesma igualdade de uma pessoa branca?Essa citação deixa mais claro ainda que a explicação de Ellen White se concretizou na vida de Ben Carson o neurocirurgião mais famoso do mundo o primeiro a conseguir separar gêmeos siameses preservando a vida de ambos,com sua infância pobre e sendo muito violento por ser ridicularizado na escola por ter notas baixas,sua mãe educou justamente com amor e dedicação.
Ellen White vai mais longe ainda quando cita que só mesmo com o poder do Espírito Santo as pessoas poderiam romper as barreiras do racismo e dar espaço para Jesus realizar  a obra mais incrível a da salvação:
Quando o Espírito Santo toca o espírito humano, todas as pequeninas queixas e acusações entre o homem e seu semelhante são removidas. Os brilhantes raios do Sol da Justiça resplandecerão nas câmaras da mente e do coração. Em nosso culto a Deus não haverá distinção entre ricos e pobres, brancos e negros. Todo preconceito se dissipará. Quando nos aproximamos de Deus, fá-lo-emos como uma só família. Aqui somos peregrinos e estrangeiros, rumo de uma pátria melhor, a celestial. Lá todo o orgulho, toda acusação, toda ilusão, terão para sempre terminado. Todo impedimento terá sido posto de lado, e "como é O veremos". I João 3:2. Lá nossos cânticos entoarão o tema inspirador, e louvor e ação de graças ascenderão a Deus.
Pode nossa casa de oração ser muito humilde, mas nem por isso será menos reconhecida por Deus. Se adorarmos em espírito e verdade, e na beleza da santidade, ser-nos-á como a própria porta do Céu. Ao repetirem-se as lições das maravilhosas obras de Deus, e ao ser a gratidão da alma expressa em oração e cânticos, anjos do Céu entoarão o coro, unindo-se-nos em louvor e ação de graças a Deus. Esses cultos forçam à retirada o poder de Satanás. Afugentam as murmurações e queixas, e Satanás perde terreno.
Deus nos ensina que devemos reunir-nos em Sua casa, para cultivarmos os atributos do perfeito amor. Isto tornará os habitantes da Terra aptos para as mansões que Cristo foi preparar para os que O amam, e onde, de sábado em sábado, de uma Lua nova a outra, se reunirão no santuário, para se unirem em entoar cânticos mais sublimes, em ação de graças e louvor Àquele que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro, para sempre e sempre. Review and Herald, 24 de outubro de 1899.
Quando o pecador se converte, ele recebe o Espírito Santo, o qual faz dele um filho de Deus, e o habilita para a sociedade dos remidos e da hoste angélica. Ele torna-se co-herdeiro de Cristo. Todos aqueles dentre a família humana que se entregam a Cristo, todos aqueles que ouvem a verdade e lhe obedecem, tornam-se filhos de uma só família. O ignorante e o sábio, o rico e o pobre, o gentio e o escravo, brancos ou negros - Jesus pagou o resgate de sua alma. Se crerem nEle, é-lhes aplicado o Seu sangue purificador. O nome do homem de cor é escrito no livro da vida ao lado do nome do homem branco. Todos são um em Cristo. A origem, a posição, a nacionalidade ou a cor não podem elevar ou degradar os homens. O caráter faz o homem. Se uma pessoa de pele vermelha, um chinês ou um africano entregar o coração a Deus, em obediência e fé, Jesus não o amará menos devido a sua cor. Considera-o Seu irmão amado. ...
Os homens poderão ter preconceitos hereditários e cultivados, mas quando o amor de Jesus inunda o coração, e eles tornam-se um com Cristo, terão o mesmo espírito que Ele tinha. Se um irmão de cor sentar-se ao seu lado, não ficarão ofendidos nem o desprezarão. Estão viajando para o mesmo Céu, e sentar-se-ão à mesma mesa para comer pão no reino de Deus. Se Jesus habita em nosso coração, não podemos desprezar o homem de cor em cujo coração habita o mesmo Salvador. Manuscrito 6, 1891. Publicado em The Southern, edição de 1966, págs. 9-14.
Com tantos textos aqui analisados ainda é capaz de alguém ter duvida que Ellen White tinha algum racismo?de forma alguma mais teremos uma única certeza que independente de cor todos que aceitarem Jesus como Senhor e salvador de suas vidas terão seus nomes inscritos no livro da vida:

O nome do negro está escrito no livro da vida, junto do nome do branco. Todos são um em Cristo. O nascimento, a posição, nacionalidade ou cor não podem elevar nem degradar os homens. O caráter é que faz o homem. Se um pele-vermelha, um chinês ou africano rende o coração a Deus em obediência e fé, Jesus não o ama menos por causa de sua cor. Chama-lhe Seu irmão muito amado. The Southern Work, pág. 8, escrito em 20 de março de 1891.

Conclusão:
Podemos notar que geralmente estes ataques virão a tona novamente mais o que podemos mesmo fazer é ter a certeza que fomos a fundo nesta exposição que jamais nenhum “apologista”ou site apologético deu tantas informações quanto a este tema tão delicado e eles não farão isso pois o trabalho deles é justamente esconder as verdades do seu público rendendo assim alguns trocados com a venda de seus livros e palestras pelo país,o João Flávio Martinez poderia trazer estas informações para seu público mais ele preferiu isolar mais uma vez textos explicativos e importantes para compreensão do assunto,sabemos que racismo é crime e se Ellen White de fato fosse racista mais de 19 milhões de adventistas estariam sendo coniventes com este absurdo,não dá para acreditar como em plena época que vivemos as pessoas ainda deixem ser enganadas por estas pessoas mal intencionadas.
João Flávio Martinez e um escravo da mentira é uma resposta a todos que tem postado esta mentira que Ellen White era racista e que vez ou outra agridem os adventistas verbalmente em debates pela internet.
Sérgio Eduardo.

Category: , , , ,

7 comentários:

  1. Há em todos os arredores de Washington lugares em que são necessários esforços missionários. Mesmo na própria Washington, há um pequeno mundo de seres humanos inconversos, tanto brancos como negros. Quem se está preocupando com eles? --- A verdade provinda da Palavra de Deus entra na choupana do camponês, ilumina a rústica palhoça dos pobres, brancos ou negros. --- Preparados Homens Negros
    Homens negros devem ser cabalmente educados e preparados para dar instruções bíblicas e efetuar reuniões de tenda entre seu povo. Há muitos dotados de capacidade, os quais devem ser preparados para esta obra. Testimonies, vol. 9, pág. 207. --- A verdade provinda da Palavra de Deus entra na choupana do camponês, ilumina a rústica palhoça dos pobres, brancos ou negros. ---- Homens de saber e influência têm de ouvir a mensagem. Não só brancos, mas homens negros dotados de habilidade, hão de aceitar a fé.--- Muitos, porém, de todas as nações, e de todas as classes, elevadas e humildes, ricos e pobres, negros e brancos, serão arrojados na escravidão mais injusta e cruel. --- Em nosso culto a Deus não haverá distinção entre ricos e pobres, brancos e negros. Todo preconceito se dissipará. Quando nos aproximamos de Deus, fá-lo-emos como uma só família. --- VERSO ANTERIOR AO TEXTO CONTROVERSO : Todos São um em Cristo
    Quem quer que, da família humana, se entregue a Cristo, quem quer que ouça a verdade e lhe obedeça, torna-se filho da mesma família. Os ignorantes e os sábios, os ricos e os pobres, os gentios e os escravos, brancos e pretos - Jesus pagou o dinheiro de aquisição de sua alma. Se nEle crêem, a eles se aplica o sangue purificador. O nome do homem de cor é escrito no livro da vida, ao lado do nome do branco. Todos são um em Cristo. Nascimento, posição, nacionalidade ou cor não podem elevar nem degradar os homens. O caráter é que faz o homem. Se um pele-vermelha, um chinês ou africano dá o coração a Deus, em obediência e fé, Jesus o ama nada menos por causa de sua cor. Chama-lhe Seu bem-amado irmão. Manuscrito 6, 1891.

    ResponderExcluir
  2. --- TEXTO CONTROVERSO: ------------------------------------------------------- Conselho Quanto ao Casamento de Brancos com Negros ---- -Somos uma irmandade. Não importa qual o ganho ou a perda, temos de agir nobre e corajosamente à vista de Deus e de nosso Salvador. Que nós, como cristãos que aceitam o princípio de que todas as pessoas, brancas e negras, são livres e iguais, adotemos este princípio, e não sejamos covardes em face do mundo, e em face dos seres celestiais. Devemos tratar as pessoas não-brancas com o mesmíssimo respeito com que tratamos as brancas. E podemos agora, por preceito e pelo exemplo, ganhar outros para o mesmo procedimento.
    Mas há uma objeção ao casamento de brancos com negros. Todos devem considerar que não têm o direito de trazer a sua prole aquilo que a coloca em desvantagem; não têm o direito de lhe dar como patrimônio hereditário uma condição que os sujeitaria a uma vida de humilhação. Os filhos desses
    Pág. 344
    casamentos mistos têm um sentimento de amargura para com os pais que lhes deram essa herança para toda a vida. Por essa razão, caso não houvesse outras, não deveria haver casamentos entre brancos e negros. Manuscrito 7, 1896. --- Resposta a uma Pergunta
    Sanatório, Califórnia, 7 de agosto de 1912

    Prezado Amigo:

    Em resposta a indagações quanto à conveniência de casamento entre jovens cristãos brancos e negros, direi que nos princípios de minha obra essa pergunta me foi apresentada, e o esclarecimento que me foi dado da parte do Senhor foi que esse passo não devia ser dado; pois é certo criar discussão e confusão. Tenho tido sempre o mesmo conselho a dar. Nenhuma animação deve ser dada a casamentos dessa espécie entre nosso povo. Que o irmão negro se case com uma irmã negra que seja digna, que ame a Deus e guarde os Seus mandamentos. Que a irmã branca que pensa em unir-se em casamento a um irmão negro se recuse a dar tal passo, pois o Senhor não está dirigindo nessa direção.---- CONCLUSÃO - EM FACE DAS CITAÇÕES ACIMA E DO PRECONCEITO DA ÉPOCA EGW NÃO GERARIA CONFLITOS EM DETRIMENTO AO EVANGELHO E NEM PERDER TEMPO COM OS PRECONCEITUOSOS DO TEMPO------------------------------------------------.O tempo é demasiado precioso para ser perdido no conflito que surgirá em torno desse assunto. Não se permita que questões dessa espécie afastem nossos pastores de seu trabalho. O dar tal passo criará confusão e embaraço. Não será para o avançamento da obra ou da glória de Deus Carta 36, 1912.
    O Senhor considera com compaixão as criaturas por Ele criadas, não importa a que raça pertençam. Deus "de um só fez toda raça humana para habitar sobre toda a face da Terra". ... Falando a Seus discípulos, disse o Salvador: "Vós todos sois irmãos." Deus é nosso Pai comum, e cada um de nós é guarda de seu irmão. Review and Herald, 21 de janeiro de 1896.---

    ResponderExcluir
  3. O Amor Imparcial Desfaz o Preconceito - As paredes do sectarismo e do nacionalismo cairão quando o verdadeiro espírito missionário penetrar no coração dos homens. O preconceito é dissipado pelo amor de Deus. Review and Herald, 21 de janeiro de 1896; The Southern Work, edição de 1966, pág. 55.
    Paredes de separação têm sido erguidas entre os brancos e os negros. Essas paredes de preconceito desmoronarão por si mesmas, como aconteceu com os muros de Jericó, quando os cristãos
    Pág. 487
    obedecerem à palavra de Deus, a qual lhes prescreve supremo amor a seu Criador e amor imparcial a seu próximo. Review and Herald, 17 de dezembro de 1895; Reeditado em The Southern Work, edição de 1966, pág. 43.

    ResponderExcluir
  4. Quando for derramado o Espírito Santo, haverá um triunfo da humanidade sobre o preconceito em buscar a salvação das almas de seres humanos. Deus dominará as mentes. Os corações humanos amarão como Cristo amou. E a barreira da cor será considerada por muitos de maneira bem diferente daquela em que é considerada agora. Amar como Cristo ama eleva a mente a uma atmosfera pura, celestial e altruísta. Testimonies, vol. 9, pág. 209.

    ResponderExcluir
  5. Quando for derramado o Espírito Santo, haverá um triunfo da humanidade sobre o preconceito em buscar a salvação das almas de seres humanos. Deus dominará as mentes. Os corações humanos amarão como Cristo amou. E a barreira da cor será considerada por muitos de maneira bem diferente daquela em que é considerada agora. Amar como Cristo ama eleva a mente a uma atmosfera pura, celestial e altruísta. Testimonies, vol. 9, pág. 209.

    ResponderExcluir
  6. Aproximar-se de Deus Como Irmãos - Quando o Espírito de Deus atua sobre mentes humanas, todas as mesquinhas queixas e acusações entre o homem e seus semelhantes são eliminadas. Os brilhantes raios do Sol da justiça incidirão nos recessos da mente e do coração. Em nosso culto a Deus não haverá distinção entre ricos e pobres, brancos e pretos. Todo preconceito será dissipado. Quando nos aproximarmos de Deus, isto será como uma irmandade. Somos peregrinos e estrangeiros em viagem para uma pátria superior, isto é, celestial. Ali todo orgulho, toda acusação, todo engano pessoal terminarão para sempre. Toda máscara será posta de lado, e "havemos de vê-Lo como Ele é". I João 3:2. Ali os nossos cânticos captarão o tema inspirador, e louvor e ações de graça ascenderão a Deus. Review and Herald, 24 de outubro de 1899.

    ResponderExcluir
  7. Trechos do Apelo de 20 de Março de 1891 - O Senhor Jesus veio ao nosso mundo para salvar homens e mulheres de todas as nacionalidades. Ele morreu tanto pelas pessoas brancas como pelas pessoas negras. Jesus veio lançar luz sobre todo o mundo. No começo de Seu ministério Ele anunciou Sua missão: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, pelo que Me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor." Luc. 4:18 e 19. ...
    "Quem - pergunta Paulo - é que te faz sobressair?" O Deus do homem branco é o Deus do homem de cor, e o Senhor declara que Seu amor pelo menor de Seus filhos excede o da mãe pelo seu filho amado. ...
    O olhar do Senhor está sobre todas as Suas criaturas; Ele as ama,
    Pág. 488
    e não faz diferença entre brancos e pretos, exceto que tem especial e terna piedade dos que são chamados a levar um fardo maior do que os outros. Os que amam a Deus e crêem em Cristo como seu Redentor, embora tenham de enfrentar as provações e dificuldades que há em seu caminho, deviam com ânimo aceitar sua vida assim como é, considerando que Deus lá no alto atenta para essas coisas, e Ele mesmo os compensará com o melhor dos favores por tudo que o mundo deixa de conceder. ...

    ResponderExcluir

Apologética Adventista