Apologética Adventista

A sombra do sábado? Col 2:16

Eduardo Marinho | 06:50:00 | 0 comentários

A sombra do sábado



Colossenses 2:16 geralmente é usado em debates ou em sites para refutar a guarda do sábado, muitos estudiosos da bíblia usa a passagem para mostrar que a lei de Deus é apenas uma sombra das coisas que estariam por vir.
O intuito aqui é analisar a passagem e mostrar que a bíblia não menciona o sábado semanal, pois ele estaria contradizendo todas as outras passagens bíblicas sobre o sábado.
Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado.           Col 2:16 (KJV)
Antes temos também que analisar Col 2:14
e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz;(KJV)
Observe que o verso 14 é bastante claro a respeito do contexto geral, ou seja o sábado que é empregado veio de ordenanças, ou seja não estão no decálogo dos 10 mandamentos.
Outro verso que ajuda a entender melhor está em Hebreus 9:1
Ora, a primeira aliança possuía ordenanças para adoração e também um tabernáculo terreno.
A lei de Deus é espiritual, e as ordenanças foram escritas por homens, eram rituais não focalizados na guarda do sábado.
Porquanto é do nosso pleno conhecimento de que a Lei é espiritual; eu, entretanto, sou limitado pela carne, pois fui vendido como escravo ao pecado. Rom 7:14 (KJV)
Então vejamos a diferença da Lei e das ordenanças em 2 versos:

E aconteceu que quando o SENHOR terminou de orientar Moisés, no alto do monte Sinai, entregou-lhe as duas Tábuas do Testemunho e da Aliança, duas placas de pedra com seus mandamentos escritos pelo dedo de Deus. Êx 31:18

e nunca mais removerei os pés de Israel da terra que destinei a vossos antepassados; contanto que tenham o zelo de obedecer tudo o que Eu lhes ordenei, toda a Torá, Lei, os decretos e ordenanças transmitidos por Moisés. 2 Crôn 33:8
Quando voltamos para a lei, vemos que Moisés separou as ordenanças da Lei de Deus, a lei ficou dentro da arca da aliança e as ordenanças do lado de fora, dizendo assim que a lei é perfeita.
A lei do SENHOR é perfeita, e revigora todo o ser. As palavras que vêm do SENHORsão dignas de confiança, e transformam os mais humildes em sábios. Sal 19:7 (KJV).
Para nossa conclusão devemos entender que:
Se compararmos com Deut 31:26
“Tomai este Livro da Torá, da Lei, e colocai-o ao lado da Arca da Aliança de Yahweh, vosso Deus, onde deverá permanecer como testemunha contra ti!
As palavras ordenanças que era contra o povo. Alguns afirmam que isso inclui os 10 Mandamentos, porque eles são encontrados em Deuteronômio capítulo 5, mas isso é incorreto, porque essa era apenas uma breve lembrança dos 10 Mandamentos, não uma cópia exata. Isso é percebido quando você ler os versículos 7 a 21, observando que a maioria dos mandamentos não são citados exatamente como Deus originalmente lhes deu. As palavras "tu não deves" agora são prestados "nem te" para o último quatro mandamentos, e o quarto e quinto mandamentos foram citados de forma bastante diferente, como se Moisés foi reiterando a lei pela memória desde as tábuas de pedra estavam escondidos no interior do Arca da Aliança.
Com todo este contexto podemos concluir que Paulo referia-se as leis cerimoniais.

Sérgio Eduardo

Category:

0 comentários

Apologética Adventista