DEUS EM TRÊS PESSOAS
SANTÍSSIMA TRINDADE
Jo Ann Davidson
A crença em um Deus de três pessoas é um dos ensinamentos bíblicos mais exigentes. O cristianismo é a única religião do mundo que faz essa alegação. A doutrina da Trindade é verdadeiramente distintivo da fé cristã, crucial, porque se trata de quem é Deus, como Ele é e como Ele trabalha. Os cristãos acreditam que a doutrina é necessário fazer justiça ao testemunho da Escritura, a fonte primária de nosso conhecimento de Deus. Devemos falar a respeito de Deus nos termos que ele usa. Evidência bíblica tem três facetas: (a) há um só Deus; (B) três-em-unidade;e (c) três pessoas que são Deus.
Há um só Deus
O cristianismo surgiu a partir dos antigos hebreus, que eram rigorosamente monoteísta (e permanecerá assim até hoje). Escritores do Velho Testamento resolver isso, às vezes citando Deus diretamente. O Decálogo começa com a afirmação divina: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim "( Ex 20:02. , 3 ). Deuteronômio 6:4 contém a declaração definitiva monoteísta, inicialmente insistiu dentro de um mundo politeísta: "Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus, o Senhor é um. "
O Novo Testamento continua sentimentos do Velho Testamento, como Paulo ( 1 Coríntios. 8:04 ) e Tiago ( Tiago 2:19 ). O que, então, causou esses judeus monoteístas e cristãos para declarar a crença na divindade de três pessoas ? Foi o testemunho bíblico de três pessoas divinas.
Três-em-Unicidade
Deus se refere a si mesmo tanto como "Ele" e "Us". No Antigo Testamento, a forma plural de um dos nomes para Deus ( Elohim ) é quantitativa: "Façamos o homem à nossa imagem." O plural parece tanto com o verbo "Façamos" eo sufixo possessivo "Nosso" ( Gn 1:26 ; 11:7 ). Isaías, na visão, ouve o Senhor: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?" ( Isaías 06:8.).
Em Gênesis 2:24 o homem ea mulher estão a tornar-se um ( 'echad ), a união de duas entidades separadas. Significativamente, a mesma palavra é usada de Deus em Deuteronômio 6:4 . Casamento e natureza de Deus são ambos descritos como uma unidade plural.
Três pessoas divinas são muitas vezes ligados entre si ( Is 42:1. ; 61:1 , 2 ;63:8-11 ). O anjo diz a Maria que seu filho será chamado santo, porque o Espírito Santo virá sobre ela ( Lucas 1:35 ). No batismo de Jesus ( Matt. 03:16, 17 ), três pessoas divinas estão presentes. Jesus liga Seus milagres ao Espírito do poder de Deus ( Mateus. 12:28 ). Devido à Grande Comissão, os novos discípulos são batizados no "nome" singular das três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo ( Mateus 28:19. ).
Pronunciado evidência pode ser encontrada no evangelho de João. Jesus declara: O Filho é enviado pelo Pai (14:24), vindo de Deus (16:28). O Espírito é dado pelo Pai (14:16), enviado pelo Pai (14:26) e procede do Pai (15:26). O Filho ora pela vinda do Espírito (14:16); o Pai envia o Espírito em nome do Filho (14:26); o Filho envia o Espírito do Pai (15:26). O ministério do Espírito continua o Filho de, trazendo à lembrança o que o Filho disse (14:26), dando testemunho do Filho (15:26), declarando que Ele ouve a partir do Filho, glorificando o Filho (16:13, 14) . Jesus ora para que seus discípulos sejam um, como Ele eo Pai são um (17:21).
Nomes de Peter três pessoas divinas no dia de Pentecostes: "Exaltado à mão direita de Deus, e tendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido, derramou isto. . . . Que cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo. . . e recebereis o. . . Espírito Santo "( Atos 2:33-38 ).
Paulo muitas vezes fala do Deus trino, relacionando a salvação para as três Pessoas da Santíssima Trindade ( 2 Coríntios. 01:21 , 22 ). O formulário, bem como o conteúdo de sua escrita comunica sua crença no livro de Romanos: o julgamento de Deus sobre todos (01:18-03:20); justificação pela fé em Cristo (3:21-8:01); vida no Espírito (8:2-30). Paul também inclui-los em suas bênçãos: "A graça do Senhor Jesus Cristo, eo amor de Deus, ea comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós" ( 2 Coríntios 13:14. ).Expressões fórmulas semelhantes aparecem também nas epístolas de Pedro e Judas de ( 1 Pedro 1:1 , 2 ; Judas 20 , 21).
Deus em três pessoas
Divindade do Pai nunca é contestado. Jesus se refere ao Pai como Deus (Matt. 6:26-30 ). Paulo fala da divindade de Jesus ( Fl 2:06. ; coronel 1:10-20). Para Paulo, um judeu ortodoxo treinado em estrita judaísmo rabínico, esta é uma convicção impressionante de plena divindade de Cristo. O livro de Hebreus inclui várias declarações sobre a divindade do Filho ( Hb 1. ;4:14-16 ; 07:20 - 08:06 ).
Própria auto-consciência de Jesus inclui a pretensão de perdoar pecados (Marcos 2:8-10 ). Os judeus, sabendo que só Deus pode perdoar pecados, acusar Jesus de blasfêmia. Ele alegou que os anjos de Deus como Seus anjos ( Lucas 00:08 , 9 ; 15:10 ; . Matt 13:41 ). Em seu julgamento, Jesus foi acusado de pretender ser o Filho de Deus. Esta teria sido uma oportunidade crucial para corrigir isso, se Jesus não considerava a si mesmo como Deus.Mas Ele não o fez, em vez enfatizando sua divindade. O sumo sacerdote compreendida, pedindo a morte de Jesus ( Matt. 26:63-66 ). Após a ressurreição, Thomas dirigiu a Jesus como "Senhor meu, e Deus meu!" (João 20:28 ). Jesus não recusou o título ou o culto, apesar de todo os seres humanos e os anjos bíblicos legitimamente recusar adoração ( At 14:8-18 ;Rev. 19:6 ).
O Espírito Santo é identificado como Deus, o membro da Trindade, com o título de "santo" regularmente anexado. Ele faz o trabalho de Deus: Ele habita nos crentes, assim como o Cristo ( Gl 2:20. ; Colossenses 1:27 ), ilumina ( Ef 1:17. , 18 ), regenerando ( João 3:5-8 ), levando em santidade (Romanos 8:14. ; . Gal 5:16-18 ), dando a garantia ( Rom 8:16. ) e gifting para o ministério ( 1 Co 12:4-11. ).
Jesus afirmou que o Espírito do Senhor estava sobre ele, ungindo-o para pregar ( Lucas 4:18 ); que Ele estava expulsando demônios pelo Espírito de Deus ( Mt 12:28. ); e que o Espírito, um outro Conselheiro da mesma espécie, continuaria seu trabalho depois de sua partida ( João 14:16 ).Quando Ananias e Safira retido alguns dos recursos prometidos da venda da sua propriedade, Pedro lembrou-lhes que mentir para o Espírito Santo é mentir a Deus ( Atos 5:3 , 4 ).
As três pessoas divinas são iguais, mas não idênticas. Não há hierarquia ou subordinação sugerida por uma ordem imutável na apresentação de seus nomes ( 1 Co 12:4-6. ; . 2 Coríntios 13:14 ; . Ef 4:4-6 ). Todos os três estão envolvidos em nossa salvação. Thomas Oden é certa: "Se Deus fosse apenas uma pessoa, que não poderia ser proclamado que Deus tanto envia e é enviado; que Deus poderia ser ao mesmo tempo legislador e obedientes à lei; que Deus poderia tanto fazer expiação e recebê-lo; que Deus poderia tanto rejeitar o pecado e oferecer um sacrifício para ele. "1
Reflexões cuidadosas sobre o Deus trino só pode vir de um coração e uma mente treinada com humildade. Falando de forma adequada de Deus é uma tarefa assustadora. Escritura deve ser a principal fonte de nosso conhecimento de Deus. Cristãos manifestam sua dependência declarado sobre este livro, que contém muitas afirmações da divindade das três Pessoas divinas. "A formulação histórica da Trindade. . . pretende circunscrever e salvaguardar este mistério (não explicá-lo; que está além de nós), e ele nos confronta com, talvez, o pensamento mais difícil que a mente humana nunca foi convidado a manusear. Não é fácil; mas é verdade. "2
1 Thomas Oden, A Palavra da Vida (San Francisco: Harper & Row, 1989), p.77.
2 JI Packer, Concise Theology: Um Guia para crenças cristãs históricas (Wheaton, Ill.: Tyndale House, 1993), p. 40. (Itálico acrescentado.)
Este artigo foi publicado originalmente na Adventist Review, na edição de Março de 2011.
Category: Adventismo, Adventistas bereanos., Adventistas Historicos, Adventistas Leigos, Apologética, Batismo, Batismo trindade, ellen g white, Ellen White, pioneiros adventistas, trindade
SINSERAMENTE MAIS UMA POSTAGEM QUE NÃO TEM NAAD DE APOLOGIA E DENIGRE A LIGUA E GRAMATICA GREGA E HEBRAICA.O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO FOI SEGUINTE.
ResponderExcluira forma plural de um dos nomes para Deus ( Elohim ) é quantitativa:
COMENTARIO: Meu amigo que isso dizer que "Elohim" é nome para Deus,é o mesmo que dizer que presidente é o nome da Dilma.o termo elohim do hebraico é um plural de majestade e não quanttitativo e vemos por dois textos biblicos:
Êxodo 7.1
1 ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus (elohim) sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
II Coríntios 4.4
4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
DIANTE DOS TEXTOS ACIMA FAÇO A SEGUINTE PERGUNTA QUANTOS MOISÉS E SATANÁS NÓS CONHECEMOS NA BÍBLIA?
Em Gênesis 2:24 o homem ea mulher estão a tornar-se um ( 'echad ), a união de duas entidades separadas. Significativamente, a mesma palavra é usada de Deus em Deuteronômio 6:4 . Casamento e natureza de Deus são ambos descritos como uma unidade plural.
COMENTARIO: Eu não vou comentar o termo echad,mais faria um questionamento,se o termo echad quer dizer duas pessoas como foi a união de adão e eva porque usar este termo hebraico para prova da existencia de tres pessoa unidas se o proprio termo conota somente duas? isso não seria um tiro no pé ao usar o memso argumento e aplicar a existencia de uma divindade de dois seres complementando com texto que diz:
1-João 10.30
30 Eu e o Pai somos um.
2-João 17.22
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
EU NÃO VOU NEM COMENTAR O RESTO ATE AI JA DA PRA VER A GRANDE FALHA NO ESTUDO DE O AUTOR ACHAR QUE TODO MUNDO É O IDIOTA BASTANTE SÓ PRA LER E CONCORDAR COM QUE ESTA ESCRITO SEM UMA MERA PESQUISA PROFUNDA NAS LÍNGUAS QUE SE APLICA OS TERMOS.